FILOSOFIA

SÓCRATES

VIDA
Sócrates nasceu em 470/469 a.C. em Atenas, na Grécia. Seus pais eram Sophroniscus e Phaenarete. Foi casado com Xantipa. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus.
Era de
uma família humilde, com poucos recursos financeiros. Seu pai era escultor e apresentou ao filho esse ofício, com o qual trabalhou durante a juventude.
Além de escultor, Sócrates serviu ao exército ateniense durante três temporadas. Depois que se aposentou, passou a exercer os dons pelos quais é mais conhecido: o de educador e de filósofo.
Foi descrito como um homem baixo, aspecto saudável e com olhos grandes saltados. Platão, seu aluno, chegou a afirmar que ele não era “nada atraente”.
Principais ideias

Sócrates e os socráticos apreciavam analisar as questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos.
Para os socráticos, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
 Foi tido por muitos como um homem sábio justamente por assumir não saber de nada. A sua frase mais célebre é: “Só sei que nada sei”. Consideram-na o paradoxo de Sócrates.
Segundo relatos, Sócrates começou a atuar com Filosofia quando, ao fazer uma visita ao Oráculo de Delfos, disseram que ele não saber de nada o tornava o homem mais sábio do mundo.
Considerado por muitos como o primeiro a ter pensamentos humanistas, ele gostava de desenvolver suas reflexões filosóficas em praças públicas de Atenas. 
Gostava muito de questionar, Sócrates apreciava fazer perguntas para saber quem sabia o quê. Acreditava que, ao dialogar, chegava-se ao conhecimento. Algumas vezes, apontava falhas no raciocínio alheio.
Segundo o filósofo, não saber algo era positivo, pois seria possível caminhar em direção ao saber e, com isso, alcançar um conhecimento seguro.Estudiosos atribuem a Sócrates a criação de uma das mais importantes figuras de linguagem: a ironia.
MORTE DE SÓCRATES
Ele foi acusado de ser ateu e se juntar aos sofistas,ensinando os jovens a serem desrespeitosos e selvagens. Foi acusado de ser contra a democracia e ensinar pessoas a quebrarem as regras.
O Conselho dos Quinhentos, órgão político democrático ateniense, condenou Sócrates à morte por ele não ter acreditado nos deuses da cidade. Mas,poderia ter outra opção de pena,ele preferiu a morte do que desonrar sua capacidade filosófica.
 399 a.c , ele tomou um copo com cicuta(que é veneno) e morreu aos 70 anos.

Um dos maiores nomes da filosofia clássica é considerado como pai dela por mais que não tenha sido o primeiro filosofo ele contribuiu muito pros estudos nessa área.E deixou um legado incrível da sua grande sabedoria,baseava-se na argumentação e mesmo as questões mais abstratas tinha análise racional.

CITAÇÕES





ALUNA:Maria Eduarda da Silva
TURMA:1 ANO, MECÂNICA





Referências Bibliográficas



















Comentários